(47) 3361.0161 • (47) 8448.0094
Acompanhe:

Livros

Descolamento de Retina - Quatro anos de Superação

Histórias de Luiz A. Veit.

EDIÇÃO ESGOTADA

Oferece uma narrativa concisa, mas rica em detalhes e com um enredo maciço de expectativas de vida. Trazendo nas entre linhas, toques de suspense e, sobretudo, enfoque na superação, motivação, na autoajuda, com caráter informativo e de utilidade pública. Essa história é apresentada de forma bem realista de encarar obstáculos diários da vida e as ideias do autor, explicam a influência na luta do homem para compreender seu processo evolutivo nessa sua existência terrena.
Eduardo Torto Meneghelli, demonstra essa possibilidade através da experiência relatada aqui, envolvendo comumente as pessoas do seu ciclo social imediato, de uma pessoa com suposta deficiência visual. Que juntos tiveram o compromisso de mostrar que ninguém nasce nesse planeta para fazer turismo e sim para se evoluir moralmente e espiritualmente. E que todos nascem com a mesma chance, que é o dom da vida e que nós fizemos de nossas vidas o que escolhemos.
A obra é apresentada em uma linguagem muito acessível e direta, o que levará o leitor a se inteirar na história sem grande esforço e conhecimentos prévios sobre o tema.

BORBULHOS MENTAIS

Consulta Dr. Cérebro. Poemas -3ª Edição.

Eduardo Torto Iniciou seus escritos na década de 80, os poemas deste livro foram elencados de inspirações, onde teve suas primeiras paixões. Formou um Grupo Musical com seus amigos, assim começou a compor músicas abordando sobre vários assuntos, ingressando na política ainda na década de 80, depois foi diretor de biblioteca, entre outras.
Com tantas funções e atividades diversas, essas inspirações se transformaram em momentos pensalóticos, onde esses momentos irreais através da magia que é o ato de escrever, se transformam em realidade com os versos que compõem esses poemas deste livro.
A estrofação se apresenta com versos livres e curtos, predominando os versos de cinco e sete sílabas, as redondilhas menor e maior. Em sua figuração concretista, quase sempre relaciona formas a conteúdos, num sentido primeiro para a vista e, posteriormente, para a reflexão. Assim, fundo e forma se harmonizam nos versos autóctones e populares da lírica occitânica. A forte figura materna está presente em toda a obra, surgindo de forma explícita ou de forma velada. Mas a grande figura de mulher que assume o lugar de musa inspiradora é sua esposa.
Os versos em redondilha maior predominam, vindo em seguida os em redondilha menor. Contudo, a metrificação não obedece a nenhum padrão, o que não significa perda de qualidade, pois o fluxo borbulhante do pensamento poético de Eduardo Torto Maneghelli. é mesmo assim.
Seus poemas, isso denunciam manifestamente. Assim: Apaixonado; Sonho; Para Você Especial; Amor, por exemplo. Para o poeta, o mundo é muito pequeno e ele não cabe mais aqui, por isso, no poema Vou ou Não? , cuja concepção gráfica é “sui generis”, cópia xerocada de uma folha de caderno espiral em texto cursivo, Eduardo prepara a fuga, sonhando e dizendo “Vou por uma perna/para fora do universo!”. Termina o poema quando a ilusão desaparece: “Só em pensar/em acordar/e ter que/voltar à realidade...” O poeta tem aí o seu escapismo bem nitidamente marcado. Portanto, a poesia de Eduardo Meneghelli Jr. passa, nesse seu livro Borbulhos Mentais, pelo artifício gráfico dos recursos concretistas e também por uma vereda semiológica, que deve ser explorada, numa leitura minuciosa, pois esses recursos introduzem, sem dúvida alguma, novos significados à escrituração, produzindo inúmeras formas expressivas, que merecem uma exaustiva análise literária, tanto no campo dos significados, como no domínio do significante lingüístico. Mas isso será para outra ocasião. Aproveite, leitor, esses Borbulhos Mentais de Eduardo Meneghelli Jr. e veja se não é isso mesmo!
LUIZ CESAR SARAIVA FEIJÓ

©Eduardo Torto • Palestras Motivacionais
(47) 3361.0161 • palestras@eduardotorto.com